Você sabe que precisa investir em marketing para que o seu negócio não seja ultrapassado pelos concorrentes. Mas, existe uma dúvida: qual o ponto de partida? Bem, o marketing está envolvido desde o desenvolvimento de um produto, pesquisas de mercado, comunicação e preço, etapas vitais em qualquer empreendimento.
É por meio das ações de marketing que um negócio se posiciona no mercado, porque as estratégias fazem com que o produto/serviço ganhe visibilidade e encontre os clientes certos. Depois do primeiro contato, o objetivo é fazer com que os novos clientes permaneçam, criando um vínculo de fidelização.
A escolha da estratégia de marketing vai depender de qual resultado que se almeja. Separamos cinco estratégias importantes para que você conheça um pouco mais e possa escolher para aplicar em seu negócio. Confira abaixo!
Essa é uma estratégia tradicional, onde a empresa vai até o cliente com o objetivo de apresentar produtos ou serviços fornecidos por ela, assim como seus diferenciais de preço, qualidade e valor.
É claro que a empresa não precisa bater na porta do cliente para mostrar uma exposição do que fornece, ela pode chegar de maneiras comuns que conhecemos muito bem e estão presentes no nosso dia a dia. Anúncios de rádio, comerciais na televisão, panfletos, jornais impressos, outdoors e patrocínios podem ser utilizados para fazer esse contato.
Outbound Marketing tem um grande alcance, mas o investimento acaba sendo alto. Não se pode saber se todas as pessoas que entrarem em contato com o anúncio terão interesse no que é ofertado, mas algumas estratégias podem segmentar esse nível de abrangência. Aposte sempre na criatividade da campanha para prender a atenção das pessoas.
O Inbound Marketing é uma outra via do Outbound Marketing. O objetivo da estratégia é fazer com que o cliente entre em contato com a empresa voluntariamente. Pode ser chamado também de marketing de atração, já que o foco é atrair clientes em potencial por meio de um bom conteúdo e transformá-los em clientes de fato.
Pode parecer uma estratégia difícil de desenvolver, mas não é. Pense no conteúdo de qualidade que você pode oferecer através de artigos para o blog do seu negócio, busca online (SEO) e é claro, publicação em redes sociais.
Foque em falar como o seu produto/serviço é útil para sanar a necessidade do cliente. Vamos imaginar o seguinte cenário: você possui uma loja que vende colchões. Uma pessoa está com dor nas costas devido ao colchão que usa e pesquisa sobre como mudar essa situação, o indicado é criar conteúdo mostrando que você vende um colchão que irá ajudá-lo a ter noites tranquilas de sono.
Tudo está na forma que você mostra ao cliente o valor do que tem a oferecer.
Pelo nome já podemos entender que essa estratégia está relacionada ao uso de recursos digitais e possui presença na internet. Quando navegamos pela internet podemos ver diversos anúncios em espaços reservados nas páginas, você provavelmente está vendo um agora.
Hoje, os clientes usam a internet como ferramenta para realizar compras ou fazer negócios, pesquisando sobre avaliações e experiências que outras pessoas tiveram com os serviços prestados. Então, é necessário que o seu negócio tenha presença online de modo correto, porque se ele não está na internet, o seu concorrente está.
Na estratégia de marketing digital pode-se incluir: sites, links patrocinados, redes sociais, e publicações em anúncios, como por exemplo, anúncios antes que um vídeo comece no youtube. Para escolher qual o melhor canal é necessário saber o público-alvo e o objetivo da campanha.
Encontrar clientes não é uma tarefa fácil, fidelizar essas pessoas pode ser ainda mais difícil se o seu negócio não possuir marketing de relacionamento.
Por meio dessa estratégia você tem o objetivo de fortalecer os laços com o seu cliente, para que depois da primeira compra ele não só volte outras vezes como indique o seu negócio para conhecidos. Sabemos que a indicação é uma arma poderosa no mercado pois envolve a confiança de alguém, e isso precisa ser um dos seus objetivos.
Você pode investir em programas de fidelidade para incentivar um ritmo padronizado de compras, oferecendo ao cliente benefícios e descontos. Considere um Chatbot, ferramenta de atendimento que conversa e tira dúvidas. E é claro, foque em responder seus clientes nas redes sociais! Fortaleça a sua relação com o cliente, aproximando-se dele e fornecendo um atendimento de qualidade.
Escolha essa estratégia se o seu produto ou serviço ainda for lançado, pois o foco será divulgar essa nova proposta.
Ao criar esse novo produto você precisa ter em mente o público-alvo e qual a necessidade/dor irá sanar, essas são coisas que o marketing informa. Depois, a campanha de divulgação deve ser objetiva e discorrer como o produto será útil ao problema do cliente.
Essa divulgação pode ser feita com a criação de um site ou blog para promoção, além de campanhas mais interativas que utilizam vídeos e peças para redes sociais. Explicar ao cliente tudo que ele precisa saber fará com que o produto, mesmo que novo, garanta espaço no mercado e possa competir com os concorrentes.
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Para que suas estratégias em marketing tenham retorno e resultado positivo, elas devem ser escolhidas de acordo com os objetivos do negócio. Procure sempre por profissionais com experiência no mercado que irão direcionar a gestão de modo correto e eficaz. Entre em contato com a Lumebox, podemos ajudar você a embarcar em uma jornada de sucesso!
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