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De qual estratégia de marketing seu negócio precisa?

Você sabe que precisa investir em marketing para que o seu negócio não seja ultrapassado pelos concorrentes. Mas, existe uma dúvida: qual o ponto de partida? Bem, o marketing está envolvido desde o desenvolvimento de um produto, pesquisas de mercado, comunicação e preço, etapas vitais em qualquer empreendimento.

É por meio das ações de marketing que um negócio se posiciona no mercado, porque as estratégias fazem com que o produto/serviço ganhe visibilidade e encontre os clientes certos. Depois do primeiro contato, o objetivo é fazer com que os novos clientes permaneçam, criando um vínculo de fidelização.  

A escolha da estratégia de marketing vai depender de qual resultado que se almeja. Separamos cinco estratégias importantes para que você conheça um pouco mais e possa escolher para aplicar em seu negócio. Confira abaixo!

Outbound Marketing

Essa é uma estratégia tradicional, onde a empresa vai até o cliente com o objetivo de apresentar produtos ou serviços fornecidos por ela, assim como seus diferenciais de preço, qualidade e valor.

É claro que a empresa não precisa bater na porta do cliente para mostrar uma exposição do que fornece, ela pode chegar de maneiras comuns que conhecemos muito bem e estão presentes no nosso dia a dia. Anúncios de rádio, comerciais na televisão, panfletos, jornais impressos, outdoors e patrocínios podem ser utilizados para fazer esse contato.

Outbound Marketing tem um grande alcance, mas o investimento acaba sendo alto. Não se pode saber se todas as pessoas que entrarem em contato com o anúncio terão interesse no que é ofertado, mas algumas estratégias podem segmentar esse nível de abrangência. Aposte sempre na criatividade da campanha para prender a atenção das pessoas.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma outra via do Outbound Marketing. O objetivo da estratégia é fazer com que o cliente entre em contato com a empresa voluntariamente. Pode ser chamado também de marketing de atração, já que o foco é atrair clientes em potencial por meio de um bom conteúdo e transformá-los em clientes de fato.

Pode parecer uma estratégia difícil de desenvolver, mas não é. Pense no conteúdo de qualidade que você pode oferecer através de artigos para o blog do seu negócio, busca online (SEO) e é claro, publicação em redes sociais. 

Foque em falar como o seu produto/serviço é útil para sanar a necessidade do cliente. Vamos imaginar o seguinte cenário: você possui uma loja que vende colchões. Uma pessoa está com dor nas costas devido ao colchão que usa e pesquisa sobre como mudar essa situação, o indicado é criar conteúdo mostrando que você vende um colchão que irá ajudá-lo a ter noites tranquilas de sono.

Tudo está na forma que você mostra ao cliente o valor do que tem a oferecer.

Marketing Digital

Pelo nome já podemos entender que essa estratégia está relacionada ao uso de recursos digitais e possui presença na internet. Quando navegamos pela internet podemos ver diversos anúncios em espaços reservados nas páginas, você provavelmente está vendo um agora.

Hoje, os clientes usam a internet como ferramenta para realizar compras ou fazer negócios, pesquisando sobre avaliações e experiências que outras pessoas tiveram com os serviços prestados. Então, é necessário que o seu negócio tenha presença online de modo correto, porque se ele não está na internet, o seu concorrente está.

Na estratégia de marketing digital pode-se incluir: sites, links patrocinados, redes sociais, e publicações em anúncios, como por exemplo, anúncios antes que um vídeo comece no youtube. Para escolher qual o melhor canal é necessário saber o público-alvo e o objetivo da campanha.

Marketing de Relacionamentos

Encontrar clientes não é uma tarefa fácil, fidelizar essas pessoas pode ser ainda mais difícil se o seu negócio não possuir marketing de relacionamento.

Por meio dessa estratégia você tem o objetivo de fortalecer os laços com o seu cliente, para que depois da primeira compra ele não só volte outras vezes como indique o seu negócio para conhecidos. Sabemos que a indicação é uma arma poderosa no mercado pois envolve a confiança de alguém, e isso precisa ser um dos seus objetivos.

Você pode investir em programas de fidelidade para incentivar um ritmo padronizado de compras, oferecendo ao cliente benefícios e descontos. Considere um Chatbot, ferramenta de atendimento que conversa e tira dúvidas. E é claro, foque em responder seus clientes nas redes sociais! Fortaleça a sua relação com o cliente, aproximando-se dele e fornecendo um atendimento de qualidade.

Marketing de Produto

Escolha essa estratégia se o seu produto ou serviço ainda for lançado, pois o foco será divulgar essa nova proposta.

Ao criar esse novo produto você precisa ter em mente o público-alvo e qual a necessidade/dor irá sanar, essas são coisas que o marketing informa. Depois, a campanha de divulgação deve ser objetiva e discorrer como o produto será útil ao problema do cliente. 

Essa divulgação pode ser feita com a criação de um site ou blog para promoção, além de campanhas mais interativas que utilizam vídeos e peças para redes sociais. Explicar ao cliente tudo que ele precisa saber fará com que o produto, mesmo que novo, garanta espaço no mercado e possa competir com os concorrentes.

Escolha certo e tenha bons resultados

Gostou do conteúdo? Compartilhe ele em suas redes sociais ou envie para os seus amigos que também têm interesse no assunto! 

Para que suas estratégias em marketing tenham retorno e resultado positivo, elas devem ser escolhidas de acordo com os objetivos do negócio. Procure sempre por profissionais com experiência no mercado que irão direcionar a gestão de modo correto e eficaz. Entre em contato com a Lumebox, podemos ajudar você a embarcar em uma jornada de sucesso!

 

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