Certa vez você escutou o termo “lead” e ficou curioso a respeito do que se tratava? Ele é um ativo importante no marketing, e saber mais sobre é essencial ao seu negócio.
Lead é uma palavra em inglês, e sua tradução significa liderar, conduzir, estar na frente. E isso já traz muito da essência do termo no marketing, afinal de contas, para conseguir clientes para o seu negócio ou serviço, você precisa captá-los primeiro, e depois guiá-los pelo caminho correto até que a conversão em venda seja concluída.
Na leitura abaixo você pode conhecer mais sobre o que é, quais os tipos de lead e qual o processo de gerá-los. Vem com a gente!
De modo simples e direto, o lead é aquele que tem interesse no produto ou serviço que você entrega. Ou seja, um futuro cliente em potencial.
Esse lead precisa ser guiado por você desde o primeiro contato. Imagine um jogo que possui etapas, certo? A caminhada do lead é assim, se o cliente tem interesse no seu negócio, é necessário que o produto/serviço seja apresentado de modo objetivo. Tirar as dúvidas do cliente, demonstrar os valores e os motivos nos quais você deve ser escolhido por ele. Se cada uma dessas etapas for bem sucedida, você conquista a confiança da pessoa e ganha um cliente.
Para conseguir resultados positivos, é necessário conhecer o lead. Isso vai muito além de saber seu nome, e-mail ou telefone. Você precisa saber qual a dor do cliente e do que ele necessita para apresentar as melhores soluções.
Se o seu negócio não possui um banco de dados para conseguir leads, não cogite comprar! Essa estratégia precisa ser feita de modo orgânico para ter sucesso. Pense por si mesmo, o quanto é inconveniente receber uma chamada oferecendo algo que você não tem interesse? Pois bem, foque em buscar por leads que estejam a procura do seu produto/serviço.
O lead entra em contato e fornece as informações requisitadas como nome, e-mail, e telefone. Ao entrar em contato, de forma permissiva, é possível descobrir muito mais sobre o lead. Do que ele precisa? Qual a sua dor? O seu negócio poderá ajudar? Respondendo essas questões e ofertando as soluções, é possível separar leads em dois grupos.
O Marketing Qualified Lead (MQL) é o Lead Qualificado pelo Marketing. Após o contato inicial e análise das interações do lead junto a empresa, que podem ser respostas de e-mails, comentários em redes sociais, ou visitas em páginas do site, é constatado que ele possui maior probabilidade de tornar-se cliente do que as outras ligações e trocas de e-mail que foram realizadas.
Já o Sales Qualified Lead (SQL) é o Lead Qualificado por Vendas, sua análise revela que é um cliente em potencial que pode se tornar ativo. Agora, seu time de vendas tem a missão de entregar o melhor atendimento possível a esse lead, que contará do que precisa e cabe ao seu produto/serviço atender a essas necessidades para que o resultado seja positivo.
Vamos descrever de um jeito simples o processo de geração de leads, pode parecer algo difícil de desenvolver, mas se a sua equipe conhece o produto/serviço e usa estratégias bem planejadas, acaba sendo de fácil execução.
Momento 1. Começa quando o lead encontra o seu negócio, um contato orgânico. Ele pode estar na busca por algo que resolva um problema ou atenda necessidades, e o site da sua empresa apareceu nos resultados.
Momento 2. Por meio do conteúdo de qualidade informado em sua página, o lead sente curiosidade em descobrir mais sobre o que você oferece. É a partir daqui que deve se trabalhar o interesse para adquirir o contato do possível cliente.
Momento 3. Essa é a hora de usar a criatividade. O que pode ser ofertado para esse lead em troca das informações de nome, e-mail e telefone? Explore o que você tem de melhor e elabore um e-book, cursos gratuitos, vídeos e até mesmo cupons de desconto. Entregue valor para criar um banco de dados orgânico voltado ao seu público-alvo.
Momento 4. A pessoa entrega as informações e recebe o material prometido. Agora, a equipe de marketing possui um novo lead, e usará a melhor estratégia para transformá-lo em um cliente.
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Para que um lead gere resultados positivos, é necessário que a equipe de marketing esteja alinhada com o time de vendas. Procure sempre por profissionais com experiência no mercado que irão direcionar a gestão de modo correto e eficaz.
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