O mercado fica cada vez mais competitivo diariamente, e para que o seu negócio tenha força e presença, é necessário não só conhecer estratégias de marketing, mas também como executá-las.
O lead é uma palavra em inglês, e sua tradução significa liderar, conduzir, estar na frente. E isso já traz muito da essência do termo no marketing, afinal de contas, para conseguir clientes para o seu negócio ou serviço, você precisa captá-los primeiro, e depois guiá-los pelo caminho correto até que a conversão em venda seja concluída.
De modo simples e direto, o lead é aquele que tem interesse no produto ou serviço que você entrega. Ou seja, um futuro cliente em potencial.
Na leitura abaixo vamos falar sobre 5 maneiras de atrair leads de modo criativo, e conseguir que você tenha uma base de dados orgânica e segmentada para o seu negócio. Boa leitura!
Em algum momento você já se interessou em comprar um produto e buscou mais sobre ele nas redes sociais? Pois bem, o seu cliente também faz isso!
Existem diversas redes sociais, e você só precisa encontrar em qual delas o seu público está concentrado, para assim criar uma relação de proximidade com ele. Seja o Instagram, Facebook, Twitter ou Pinterest, todas essas plataformas podem ser utilizadas para entregar conteúdo original sobre o seu produto/serviço, despertando a curiosidade e atraindo possíveis leads.
Deixe essas mídias abordarem ao máximo todos os detalhes do que o seu negócio pode oferecer, caso a pessoa tenha dúvidas, ela conseguirá interagir de modo fácil. Assim como também poderá acessar um link para preencher formulários e tornar-se um lead.
Se alguém faz uma busca na internet, é porque precisa de resultados. O possível lead encontrou sua página e notou que o seu negócio pode ser capaz de ajudá-lo em sua dor/necessidade. O que você acha de oferecer algo e tornar aquela pessoa um lead?
Por exemplo, se a sua empresa fornece serviços financeiros, que tal disponibilizar uma planilha gratuita que ajude a organizar os gastos? Ou quem sabe o seu negócio seja uma confeitaria, ofereça um ebook gratuito com receitas em troca das informações de contato do lead. Dessa forma, ao mesmo tempo que a pessoa tem acesso a uma “amostra” do que você pode ofertar, ela entra em seu banco de dados.
Essa estratégia requer criatividade, mas os resultados serão ótimos!
Essa estratégia é voltada para empresas que já possuem um banco de dados de seus clientes, obtido por meio do preenchimento de formulário, assinatura de newsletter, etc.
Busque enviar por e-mail marketing, conteúdos que chamem a atenção do leitor oferecendo soluções de problemas ou destacando o valor do que você oferece, isso irá direcionar os usuários para a sua página gerando tráfego, prospects e leads em potencial.
Se o seu site não possui um banco de dados, é o momento certo para colocar isso como prioridade! Consulte e faça orçamentos com profissionais técnicos que possam inserir um formulário na estrutura da sua página. Outra dica é sempre oferecer algo ao cliente para que ele assine o seu newsletter e informe o e-mail, como materiais ricos, cupons de desconto e ofertas exclusivas.
Investir em um blog para atrair leads é uma estratégia assertiva, afinal de contas o conteúdo é abordado por meio de texto, mas é possível acrescentar imagens, infográficos e vídeos.
Foque em falar como o seu produto/serviço é útil para sanar a necessidade do cliente. Vamos imaginar o seguinte cenário: você possui uma loja que vende colchões. Uma pessoa está com dor nas costas devido ao colchão que usa e pesquisa sobre como mudar essa situação, o indicado é criar conteúdo mostrando que você vende um colchão que irá ajudá-lo a ter noites tranquilas de sono.
Tudo está na forma que você mostra ao cliente o valor do que tem a oferecer! Após isso, convide a pessoa para deixar as informações na página, e assim conseguir mais um lead.
Essa estratégia é referente aos usuários que acessam sua página por meio de outros sites, instituições, ou indicação de pessoas.
Por exemplo, a recomendação do site pode estar sendo exibida em blogs, compartilhada em redes sociais ou inserida na descrição de vídeos no Youtube. O diferencial dessa estratégia é contar com a recomendação, pois ela é capaz de converter com facilidade, afinal de contas as pessoas não costumam confiar em indicações de desconhecidos, nesse ativo há o fator confiança.
Explore o marketing de referência para gerar leads, a pessoa já chegou até você por indicação de alguém que confia, basta o seu negócio conduzir a negociação da melhor maneira possível para um resultado positivo.
Gostou do conteúdo? Compartilhe ele em suas redes sociais ou envie para os seus amigos que também têm interesse no assunto!
Para que um lead gere resultados positivos, é necessário que a equipe de marketing esteja alinhada com o time de vendas. Procure sempre por profissionais com experiência no mercado que irão direcionar a gestão de modo correto e eficaz.
Precisa de ajuda com isso? Entre em contato com a Lumebox, podemos ajudar você a embarcar em uma jornada de sucesso!
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